quarta-feira, janeiro 03, 2007

Já é 2007

"Ano novo, vida nova" ou "Ano novo, vida velha" ? Isso faz pensar realmente...
Mas por quê ? Por quê valorizamos tanto essa época do ano ?
Alguem me diz, porque não valorizar a mudanças das estações ? Será que o tal demônio do aquecimento global , além de setenciar as nossas e as vidas dos nossos filhos a um mal sem igual, ele ainda nos cortou a graça e o sentido das estações ?
Perdemos então o futuro seguro e também a capacidade de valorizar as quedas das flores no outono ? O nascer das flores na primavera ? O calor e as brisas do verão ? E o envolvente frio do inverno ?
Eu digo que o futuro nós já não o tínhamos, afinal, o futuro é ilusório e inseguro. Agora, as estações vem sempre, pois a natureza é constante... pura energia, assim sendo, é cíclica.

Será que somos mesmo tolos o suficiente, de achar que poderemos mudar tudo o que nós cremos ter de errado assim de um ano pro outro ? Como um passe de mágica ?
Nunca vi sequer um, que tenha prometido lá uma bela duma lista, e a tenha cumprido de fato.
Então, eu digo que inexiste, ou então, eu além de ser um dos fracassados estou cercados por outros.
Das duas uma, ou então uma terceira que eu não consegui ver...

Não sou dado de supertições, sou do mar irmão e nunca pulei as sete ondas, não joguei a Iemanjá as rosas desejadas, não comi lentilha, nem passei de determinada roupa a virada, com intenção além de me sentir bem com a vestimenta.
Não que eu seja um descrente, as vezes creio crer tanto que me confundo e contradigo. Mas é que a força dessas coisas, não me move, sendo assim, continuo quieto.

Vê só, eu que outro dia disse crer em todo dia, não posso achar que coisa assim é de tanta valia.

Dos novos desejo novas vidas, mais significado, menos hipocrisia, mais lucidez e menos rebeldia.
Mais revoluções, pois só aí crescemos, e menos acomodações, que é sempre aí que perdemos.

Vejo o valor do nascer do novo ano, como que para fazer um balanço. Colocar um ponto final, e ver que diz esse paragrafo que acabou junto com o ano agora velho. Mas se é pra ter ânsia, criar listas estranhas, fazer coisas bobas e se desprender das coisas de outros dias.
Então eu prefiro pensar em melhorar, quem sabe ajudar um ou outro, e se é pra desejar, desejo o impossível, que aí quem sabe, se existe a tal energia na virada, eu possa então conquistar usando ela, coisas que realmente importam.

Diminuir as lágrimas que nascem da injustiça, salvar os filhos do ódio, cessar com a ignorância de governantes, coisas bobas assim sabe... sei que sou só um, mas se tem energia, e uns outros forem pensando que nem eu, quem saiba um dia, isso se realiza... vai saber o que vai acontecer em 2007.

O futuro é sempre incerto.

3 Comments:

At quarta-feira, janeiro 03, 2007 10:20:00 AM, Blogger Daniela Yoko Taminato said...

Pois é Di... também trago o espírito indignado com a hipocrisia das festas, em que as pessoas acham que a bondade e os valores só existem nessa época de fim de ano. Hipocrisia. Já escrevi textos veementes de pessimismo, de revolta, de indignação perto do natal e ano novo... mas vejo que mudanças como vc, eu e creio q o utópico John Lennon também esperava acontece de dentro pra fora dentro de cada indivíduo, e cada um carrega um mundo inteiro dentro de si. Pois é... somos pretensiosos desejando mudanças em milhões de mundos!!!
Mas não se revolte tanto... pelo menos no Ano Novo as pessoas tem um dia no qual marcar o início de uma nova tentativa de ser melhor. Isso deveria ser a cada amanhecer, mas como disse... mundos... parte de cada um.
E acrescentando um adendo... eu digo q japoneses são evoluídos! Nós temos o Hanami, em que as pessoas vão fazer piquinique nos parques e apreciar as flores quando chega a primavera.
E viva as estações do ano!!! (se bem q agora até elas estão em extinção... e antes eram só os micos dourados...

 
At quarta-feira, janeiro 03, 2007 12:26:00 PM, Anonymous Anônimo said...

É, essa coisa de ano novo é um ritual bem ilusório mesmo.
Particularmente, acho que se assemelha às religiões onde os crentes pensam que para mudar o mundo e suas vidinhas basta se ajoelhar, juntar as mãos e pronunciar um texto decorado com verbos conjugados na 2a. pessoa do plural.
Mas a hipocrisia hoje em dia é o que comanda. A começar pela moral imposta e a "boa educação" que sempre falam como algo bom e positivo. Se você trata alguém de forma ríspida, você foi mal-educado e é preciso corrigir isso. Ou seja: é preciso calar seus impulsos e ser hipócrita com os outros e sobretudo consigo mesmo. E quando o assunto é festa, a hipocrisia reina, haha. As pessoas usam máscaras quando se relacionam com outras.

O texto tá excelente, Kodorna. =)

Falou, abração!

 
At quarta-feira, janeiro 03, 2007 3:18:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Por isso tudo que vc descreveu tão bem, eu nunca ligo pras festas de final de ano... trabalhei no Natal e sinceramente isso não mudou minha vida... as pessoas acham q uma simples mudança no numeral usado no final da data vai mudar suas vidas por todo aquele ano, mas mal sabem q qm muda suas vidas são elas próprias... enfim, como disse maestralmente o Rafael, a vida é feita de hipocrisia. =/
Bjão!

 

Postar um comentário

<< Home